segunda-feira, 4 de março de 2013

Tassiana "Maria"


Tassiana Cancian,
a Tassi "Maria"



Há exatos sete dias venho desenvolvendo mil raciocínios sobre a maneira mais clara de expressar quem é a Tassiana “Maria”, que tem o privilégio de dividir esse espaço com mulheres tão especiais...

Para começar, é preciso dizer que sou mãe e sou filha, e isso é o principal para mim, mas tem muito mais...

Sou enfermeira, e quando digo isso não me refiro ao diploma que está guardado em uma pasta e nem ao COREN que fica na carteira. É algo mais, que nasceu comigo e que me acompanha enquanto ando na rua, na fila do banco e em todos os lugares. Assim, posso até vir a trabalhar em outra área, mas sempre serei  enfermeira, se não na carteira de trabalho, no coração e no espírito.

Sou amante da palavra escrita. Amo escrever! Desde que fui apresentada à possibilidade de registrar minhas emoções, ideias, opiniões e sonhos no papel, descobri  o poder da terapia. Aconteceu cedo... Na primeira série já tinha aprendido a ler para poder ter acesso ao que meu pai produzia. Tão logo escrevi, ele encomendava textos sobre assuntos do meu interesse, como a Xuxa, o passarinho da minha avó e outros, em troca de um sorvete no fim de semana. Quando passei para o segundo ano, ganhei um caderno de recordações e dei para meu pai escrever na primeira página. Na finalização da mensagem ele escreveu “pega meu coração e leva contigo” e hoje, 30 anos depois, guardo essas palavras na memória como se as tivesse lido hoje. Esse é o poder da palavra escrita... Adoro!

Sou política? Boa pergunta. Quando souber a resposta, prometo contar. O fato é que motivada pela experiência intensa de trabalhar em um Pronto Socorro do SUS e vivenciar todas aquelas situações que a maioria assiste apenas pelo noticiário, aceitei participar das últimas eleições municipais, pleiteando um espaço na Câmara de Vereadores. Munida de boa vontade e muito conhecimento de causa na área da saúde, me expus e aprendi principalmente que ingenuidade é perigosa no meio político. Cinco meses depois, ainda não cheguei a uma conclusão final, porque sigo observando o cenário e a coerência do que vi, ouvi e ando vendo e ouvindo após as eleições. Por isso, meu futuro é incerto nesse ramo. Entendi que é possível contribuir com a população, que precisa SIMMM, sem estar diretamente envolvida com política.

Sou amiga! Procuro ser amiga de todos. Acredito que quanto mais gente bacana nos cercar, melhor. Acredito que se aqueles que me cercam estiverem felizes e realizados, mais energia positiva estará próxima. Em resumo: felicidade gera felicidade! Mas é claro... Amizade, amizade mesmo, a gente constrói com o tempo e eu tenho a sorte de ter construído algumas bem sólidas que compõem o meu ser. São um papel fundamental e me dão um suporte indispensável nos momentos em que tenho vontade de jogar tudo para o alto. Sim! Eu tenho vontade de sumir de vez em quando!

Mãe! Sou mãe e esse é o meu papel principal! Em alguns momentos é o melhor papel, em outros me enlouquece completamente! Vou explicar... São TRÊS! O Gabriel, 15, o João, 7 e o Davi, 5. Sim, todos homens, com o marido, são quatro! Sendo assim, não acho tudo cor de rosa, como ouço a maioria das mães dizendo. Não me entendam mal, amo meus filhos acima de qualquer coisa e jamais imaginaria minha vida sem eles, mas sejamos realistas: sabe lá o que é manter limpo o banheiro com quatro homens em casa? E ler um livro de filosofia com três crianças brigando pelo vídeo game? Três uniformes, três camas, três banhos... É claro que são três beijos, três “eu te amo”, mas em compensação serão três noras! Ah, mas vale a pena!

Bom gente, isso é um pouco (embora já seja muito) do que sou! Feliz demais por estar aqui e acompanhando os posts de todas!

Beijinhos no coração e até a próxima!
Tassi "Maria"


Um comentário: