segunda-feira, 25 de março de 2013

Ser ou não ser...seguido


Já faz algum tempo que o Facebook permite que nossos perfis sejam seguidos, a exemplo do mecanismo do Twitter. Ou seja, que tenhamos seguidores que, normalmente, são pessoas que não aceitamos como 'amigos' porque não as conhecemos. Eu, pelo menos, parto deste princípio. Ativar a aceitação de seguidores é uma boa forma de deixar claro que a conexão de vocês é meramente virtual. Para quem, como eu, trabalha muito no ambiente virtual - uma vez que eu compartilho informações dos meus assessorados -, quanto mais pessoas visualizarem uma postagem, melhor. Por outro lado, ter mais seguidores também significa ter mais responsabilidade pelo conteúdo que está sendo exibido. Afinal, sabe-se lá aonde nossa informação vai chegar e quem irá nos ver. 



E é interessante observar que além de ter alterado a forma como as pessoas se comunicam, a tecnologia digital transformou o meio como as pessoas se informam. Cada um de nós ocupa o centro de uma esfera midiática eletrônica que nos apresenta todo tipo de informação, o tempo todo, em qualquer lugar. Sim, é muita informação! Só para se ter uma ideia, todos os dias, recebemos informação equivalente a 174 jornais! Meu ídolo da comunicação, o genial teórico canadense Marshall McLuhan, da Escola de Toronto, propôs, ainda nos anos 60, que o meio é a mensagem. E é verdade. Hoje, o usuário é o conteúdo. Estamos no centro de uma completa imersão nas mídias e nos ambientes de informação. Cada vez mais, as pessoas estão criando suas próprias redes de informações. A comunicação é de todos para todos, e o cidadão deixou de ser passivo. Ele não somente recebe informações, como as produz. Ele é um mídia. Eu sou. Você que me lê agora é. Nos resta saber filtrar aquilo e aqueles que nos interessam. 

É...ser ou não ser seguido. Seguir ou não seguir. Aceitar ou não ‘amizades’. Eis a questão.

Bjs.
Gabi Maria

Gabriela Marcon é jornalista. 
Assessora de Comunicação, 
RP Digital e Mestre de Cerimônias. 
É consultora de joias e jornalista responsável da
   revista Diamond News, de São Paulo.
54 8118.6597
gabi@marconnews.com.br
http://www.gabrielamarcon.com.br

Um comentário: