domingo, 3 de março de 2013

Pílulas de sabedoria e autoestima

Acho até que já escrevi aqui sobre este livro. Mas bateu aquela vontade de escrever novamente. Kafka para sobrecarregados é um livro de autoria de Allan Percy, especialista em coaching e em literatura de autoajuda e desenvolvimento pessoal. Autor de Nietzsche para estressados (preciso muito ler este...quem não?!) e Oscar Wilde para inquietos (bom...preciso ler este também...), Percy presta consultoria a várias editoras espanholas e viaja pelo mundo em busca de inspiração para seus livros. 



Para quem não sabe, Franz Kafka (o rapaz da foto) é um dos mais importantes nomes da literatura do século XX. São deles os célebres livros A Metamorfose e O Processo que eu, aliás, já li há alguns anos. Como consta no prefácio do livro, "embora um pouco incompreendido por conta de sua linguagem complexa, ele fazia reflexões profundas sobre as angústias da existência e das relações humanas". 

No livro, Percy traz alguns pensamentos do grande Kafka (precisamente 99 aforismos), nos ajudando a entendê-los, e de que forma eles podem nos auxiliar a atravessar pela loucura do dia a dia com a sabedoria e a plenitude que tanto Kafka perseguia.



A pílula da sabedoria 91 - apropriada ao conceito do nosso blog - diz o seguinte (primeiro vem o pensamento de Kafka): 

"A eterna juventude é impossível. Ainda que não houvesse outros impedimentos, a introspecção a impossibilitaria". 

E Percy disseca:

"Por que Kafka considerava a introspecção inimiga da juventude? Com certeza, por causa do desgaste a que o pensamento circular nos submete. Quando o pensamento não se orienta diretamente à ação, muitas vezes só serve para exercer o papel de filtro entre nós e a realidade. Com frequência é um filtro negativo, que prevê más intenções e más notícias antes que se tornem realidade. Neste sentido, nada envelhece mais do que um circuito mental que se baseia em atitudes como: 
  • Suspeitar de que os outros pensam mal de nós, querem nos enganar ou não nos valorizam como merecemos.
  • Fazer previsões negativas de fatos que ainda não ocorreram.
  • Ter expectativas exageradas a respeito do que o mundo - e as pessoas que o habitam - têm a nos oferecer".
Com doses diárias de sabedoria, eu garanto a vocês que a vida fica mais leve.

Bjs.
Gabi "Maria"


Gabriela Marcon é jornalista. 
Assessora de Comunicação, 
RP Digital e Mestre de Cerimônias. 
É jornalista responsável da revista Diamond News, de São Paulo, 
com conteúdo voltado ao mercado de gemas e joias.
54 8118.6597
gabi@marconnews.com.br
http://www.gabrielamarcon.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário