domingo, 10 de março de 2013

"A primeira impressão é a que filtra"


Já que a idealizadora do nosso blog, a Tita, é especialista na questão da imagem pessoal, deixo aqui uma boa dica de leitura. É que o maior e mais importante evento do setor de joias da América Latina (do qual tenho a oportunidade de participar) não lançou apenas as peças que estarão nas joalherias nos próximos meses. 

Durante a 56ª Feninjer - Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins, que ocorreu entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março em São Paulo, foi lançado o livro Qual é a sua imagem?, de autoria da consultora de imagem pessoal Patrícia Tucci. Ela criou uma das primeiras empresas brasileiras especializadas em Assessoria de Imagem Pessoal. Reproduzo abaixo as questões levantadas pela revista InfoJoia, que entrevistou Patrícia na ocasião. 

Certo é que está mais do que na hora de valorizarmos esta área do mercado, tão importante para aprendermos a valorizar nossa própria imagem e, consequentemente, fazer com que os outros passem a nos valorizar, mais e melhor, pelo que somos. Afinal, somos aquilo que vestimos, que transmitimos, que pensamos, que comemos, que...

Bjs.
Gabi Maria


Gabriela Marcon é jornalista. 
Assessora de Comunicação, 
RP Digital e Mestre de Cerimônias. 
É jornalista responsável da revista Diamond News, de São Paulo, 
com conteúdo voltado ao mercado de gemas e joias.
54 8118.6597
gabi@marconnews.com.br
http://www.gabrielamarcon.com.br





InfoJoia: Porque decidiu escrever o livro?
Patrícia Tucci: Por dois motivos. Nos meus anos de pesquisa percebi que as pessoas próximas têm receio de falar o que realmente acham sobre nossa imagem. O outro motivo é que muitas vezes existe uma grande diferença entre nossa intenção, nosso desejo, nosso conteúdo e a imagem que passamos.

InfoJoia: Muita gente se surpreende com a imagem que passa?
Patrícia Tucci: Isso acontece com muita frequência. Tive muitos clientes que ficaram surpresos ao descobrir a imagem que passavam, com características muito diferentes das que eram sua intenção.

InfoJoia: Você também faz esse trabalho com empresas?
Patrícia Tucci: Muitas empresas. Tenho um grande público executivo. Algumas empresas oferecem a consultoria para seus gerentes, pessoal de vendas, RH. Quando você melhora a imagem das pessoas, você melhora a imagem da empresa como um todo.

InfoJoia: Qual é o seu público-alvo com esse livro?
Patrícia Tucci: Meu público alvo são as pessoas. Qualquer pessoa. Já dei palestra sobre esse tema para diretores de empresas, até para o pessoal da faxina. Todo mundo pode melhorar a sua imagem pessoal e ter benefícios com isso.

InfoJoia: Você pode dar um exemplo de como valorizar a imagem pessoal?
Patrícia Tucci: Se a pessoa quer criar empatia com o outro, ela pode usar alguns segredos para melhorar a primeira impressão. Com o sorriso, o olhar. Criar uma sintonia com a pessoa no estilo de falar, prestar atenção.

InfoJoia: A primeira impressão realmente é a mais marcante? É a que fica?
Patrícia Tucci: Eu mudei até o ditado. A primeira impressão é a que filtra. A maneira como você olha para a pessoa, dará pistas de como você é. Apesar da segunda impressão, da terceira. A primeira vai ficar marcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário