quarta-feira, 25 de maio de 2016

A psique feminina comparada aos arquétipos das Deusas Gregas


Cada uma das seis deusas gregas é uma parte da deusa mãe que foi fragmentada, diminuída e dividida para destituir o poder da força feminina. Quando a deusa mãe foi suprimida pelo modelo civilizatório, as mulheres passaram a viver profundamente alienadas de si mesmas e do cerne da sua feminilidade. Os arquétipos podem chegar a possuir culturas inteiras, tornando-as neuróticas, neuroticamente submissas à autoridade, por exemplo.

O sistema patriarcal fragmentou a deusa mãe em seis figuras míticas: Atena, Ártemis, Hera, Perséfone, Afrodite e Demeter. A cada uma foram atribuídas características particulares que representam a psique da alma feminina.

Atena – deusa guerreira coloca sua carreira a frente dos relacionamentos, dos filhos e da família. Busca sua independência medindo forças no mundo dominado por homens. Atena representa o poder profissional do patriarcado suas preocupações são mentais e profissionais anulando sua meiguice e feminilidade.

Afrodite – deusa do amor, da beleza e da criatividade, coloca os relacionamentos a frente de tudo. Ela quer que seus relacionamentos sejam amorosos independentes do tipo, amigáveis, sociais, espirituais.

Perséfone – deusa dos conhecimentos paranormais, do invisível, da mediunidade, coloca suas visões a frente de tudo.

Ártemis – deusa da natureza selvagem, dos ciclos da lua, e todos os outros ciclos naturais. Não se encaixa no mundo civilizado.

Demeter – deusa da maternidade, da criação e dos cuidados com a prole, coloca os filhos a frente de tudo.

Hera – deusa do matrimônio, das relações familiares, coloca a família acima de tudo e de todos.


As deusas representam aspectos psicológicos das personalidades femininas. Padrões emocionais dos nossos pensamentos, sentimentos, instintos e comportamentos femininos. Quando enfatizamos excessivamente um aspecto isolado e negligenciamos os outros, reduzimos nossa energia feminina.

De modo que a Mulher Afrodite envergonha-se de sua sexualidade. A mulher Atena questiona sua capacidade. A mulher Hera duvida de seu poder. A mulher Demeter desconfia de sua fertilidade. A mulher Perséfone nega suas visões. A mulher Ártemis não sabe interpretar sua sabedoria instintiva e corporal.

O arquétipo da deusa mãe mora no íntimo de cada uma de nós e clama pela inteireza de sua energia.


Bete Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário