segunda-feira, 27 de junho de 2016

Exposição Fotográfica Em Nome de Todxs



A ideia da exposição partiu do fotógrafo Mario André Coelho como proposta antropológica de inserir a população LGBT – trabalhando mais pontualmente com transexuais - dentro do seu cotidiano. O estereótipo social da população LGBT, em toda sua gama foi transformada – talvez por ser um produto mais consumível – num personagem quase burlesco com plumas e purpurinas quando são indivíduos com vida normal, inseridos no cotidiano de casa, trabalho, família, relações afetivas, etc. como todxs. Esta a ideia da exposição: mostrar que todxs vivemos como todxs.


Como parte da equipe ainda os produtores Fábio Borges e Mônica Montanari abraçaram a ideia pois que num momento histórico de preconceitos, exclusão e discriminação no qual estamos vivendo é deveras importante abordar estas questões não com o foco de grupo mas sim como visão ampla dos direitos humanos que por vezes barra num olhar reducionista e excludente como cor de pele, sexo ou orientação sexual como se houvesse qualquer justificativa para a violência que se instala a partir disso, pois que excluir é agredir.

A ideia somente foi possível de ser concebida por conta da participação e auxilio da ONG Construindo Igualdade e de sua Coordenadora, ativista no movimento LGBT, a amiga Cleonice – Cleo Araujo. Sem o apoio da ONG e das militantes destes espaços não conseguiríamos ter dado continuidade ao trabalho e levado a ideia adiante.

O discurso da igualdade precisa ser exercitado todos os dias, todas as horas e em todos os lugares e para tanto é necessário trazermos os que diferentes para mostrar que iguais, portanto a Exposição EM NOME DE TODXS pretende abordar o que sinaliza ser inadequado, estranho, ou diferente mas que nada mais representa do que aspectos nossos de  inadequação, estranheza ou diferença dentro do todo em algum momento de nossas vidas e isso não nos faz mais ou menos felizes, com mais glitter ou purpurina mas sim humanos com as mazelas da humanidade e com a certeza de fazer parte desta gama viva que pretende um mundo de amor, de respeito, cidadania e Justiça a todos,para todos e em nome de todxs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário