sábado, 14 de julho de 2012

O Milênio da Autoestima

Muitas coisas interessantes foram ditas pelos palestrantes do 11º Integramoda RS, realizado na última quarta-feira em Caxias do Sul. Dentre eles, destaco o Encontro Empresarial Alinhavando Ideias - "A Moda e o Design como Valores de Marca", apresentado por Heloísa Hervé.* Super dinâmica e com um senso de humor ímpar, a publicitária resgatou um conceito muito bacana, apreendido ainda em 1994 quando ela morou na Europa. Segundo Heloísa, já naquele ano se falava que estaríamos vivendo o Milênio da Autoestima. Lembrei na hora do nosso blog que mantém o foco, justamente, na autoestima. Heloísa mencionou isso ao descrever os quatro passos para firmar uma marca relacionada à moda no mercado. Me identifiquei bastante com estes passos por acreditar que seja realmente por aí que as marcas e seus respectivos produtos irão "ser" (mais do que fazer) a diferença daqui para frente:

1º - A quem queremos marcar? Ou seja, que consumidor queremos atingir?
2º - Considerar que os consumidores têm interesses diversos. Para conquistá-los, é preciso manter conexões emocionais e neurais com eles, criando situações para que a marca seja lembrada, e oportunidades para que as pessoas se comuniquem (aqui bate-se na tecla das Mídias Sociais). Nos próximos 20 anos, a grande busca das pessoas será por "sensações" nas marcas. Por isso, é imprescindível agregar sentimento na comunicação.
3º - As grandes ondas de comportamento estão voltadas para a individualidade, para a comunidade, para a incerteza, para as novas regras (não existem mais padrões), para o desejo do invisível (valores imateriais) e condicionadas pela presença dos imigrantes digitais e, claro, dos nativos digitais. 
4º - Identidade estética: o produto deve ser marcante pelo estilo, pela comunicação e pelo ponto de venda.

* Publicitária com Especialização em Direito da Comunicação (PUC/RS) e Pós-graduação em História do Jornalismo e Teoria da Comunicação de Massa (PUC/RS) - ênfase de estudo em Antropologia da Comunicação. É sócia-diretora da Job&Hervé Comunicação/Alfaiataria Publicitária, empresa fundada em 1998.

Bjs.
Gabi Maria



Heloísa Hervé foi palestrante do 11º Integramoda RS

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