No Brasil, a grande maioria dos
consumidores de joias pensa apenas no seu aspecto material, ou seja, o quanto
uma joia representa em termos de status e ostentação. Mas o contexto do novo
luxo está muito mais atrelado à questões de ordem sensorial e à experiência que
um determinado produto possa proporcionar. Ou seja, o consumidor não olha mais
somente para o produto em si, mas está atento ao conceito e aos valores
imateriais que ele carrega. Antes de ter por objeto o produto, uma marca tem
por objeto o desígnio e a missão relacionados a sua essência. Uma joia então,
nem se fala, pois é um reservatório de simbolismos e lembranças emocionais. Os
estágios do consumo de luxo são:
1 º - questão de status e ostentação;
2 º - busca pela qualidade e pelo
design dos produtos;
3 º - questões culturais,
experiências e paixões envolvidas;
4 º - os valores da marca definem
a escolha do consumidor;
5 º - exclusividade e
simplicidade.
Repetindo: o Brasil ainda está no primeiro estágio.
Bjs.
Gabi Maria
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