quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pão e Circo. E um Feliz 2013!


Os romanos falavam que a humanidade precisava de pão e circo  -“panis et circenses” – quando ouvi isso a primeira vez muito me incomodei porque a humanidade precisa muito mais do que isso, pensava eu do alto da minha razão infantil. Precisa mesmo?

Com o passar do tempo descobri a força das simbologias e então “pão” já não era apenas uma mistura de farinha, água e fermento – basicamente – mas ganha uma forma muito maior: pão é subsistência, é o que eu preciso materialmente para viver. Pão é trabalho, é casa, comida, água, roupa e por ai.

Em contrapartida “circo” deixou de ser uma lona estendida onde eu me embugava de maçãs do amor nas tardes de verão no escaldante sol de Antônio Prado - sempre sem animais,por favor! – e ganha a dimensão do lúdico, do prazer. Circo é graça, é diversão, parque com amigos, banho de rio, pisar na areia, banho de chuva, happy hour com amigos, pintar a parede da casa por diversão, cinema, filminho, boa música, teatro, poesia e por ai.




Pão é o circo do Corpo e Circo é o pão da Alma. Com isso acho que consigo sintetizar a ideia que eu quero passar e daí percebo que sim, os romanos tinham razão: o que os cidadãos precisam é de pão e circo, na medida certa e a medida certa é do equilibro que cada um sabe pra si mas - sem esquecer que o saudável prescinde de equilíbrio. Ninguém vive só de pão. Ninguém vive só de circo. Mas também ninguém vive sem pão e nem de forma saudável sem circo.

Já não acreditava que o mundo iria acabar no dia 21 de dezembro (na verdade estamos acabando com ele dia-a-dia, mas isso é outra história). Mas creio, sim, que tenhamos obrigatoriamente que mudar nosso ponto de vista sobre nossa relação com o mundo e eu sugiro que seja esta nossa premissa: vamos buscar pão e circo na medida em que precisarmos, não de mais nem de menos, mas o suficiente para atender nosso corpo e nossa alma.

Este é o meu desejo para o ano de 2013.

Um forte abraço!
Mônica "Maria"     



                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário