terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Autoestima "em alta"


Mesmo no auge do verão, me vem uma lembrança do último inverno. Era final de julho, frio intenso. Era o momento de recarregar, recuperar a falta de calor e alimentar o calor humano! Parto então para meu cantinho inspirador, cheia de vontade da natureza, do lindo pôr do sol, da alegria de encontrar amigos.

Ainda em viagem, em uma loja de conveniências, observo o jornal da região “Correio do Sul”. Naquela edição, a capa trazia a seguinte manchete: “O papel da autoestima no sucesso pessoal e profissional”. Na hora, a chamada me chamou a atenção.  Num primeiro momento por ser um assunto de meu interesse. Depois, pela surpresa do tema estar na mídia, o que realmente indica o impacto que a falta de autoestima causa nas pessoas e nas sociedades como um todo.

O exemplar não estava à venda, pois era da loja. Mas a simpática moça que atendia me emprestou o jornal (faço questão de ressaltar aqui a gentileza daquela funcionária, o que me fez associá-la à imagem de alguém que tem uma boa autoestima). A matéria trazia dicas e depoimentos, e citava projetos na região voltados ao tema. “ O que sinto em relação a mim mesmo é fundamental para o meu relacionamento com o mundo”, afirmava o psicólogo Jair Machado Guimarães. Essa não é uma ideia nova. No século XVI, o filósofo francês Michel de Montaigne já dizia: “A pior desgraça para nós é desdenhar aquilo que somos”.

Batizado de Arte Cidadã, o projeto realizado desde 2009 em Praia Grande, atende 35 mulheres de 19 a 60 anos, através de palestras, atividades e jogos interativos que visam levá-las a perceber seu valor. “É a menina dos olhos do nosso setor, porque sentimos o resultado. As mulheres chegam aqui de um jeito e já no terceiro encontro sentem-se melhor e parecem outras”, contava ao jornal a secretária municipal do Bem Estar Social, Estela Maris Coelho.

Eu e as Marias parabenizamos o trabalho que estas entidades vêm realizando, e esperamos que sirvam de exemplo a tantas outras ações. Cabe a nós melhorarmos a nossa e, se possível, a autoestima  de quem está próximo a nós. Boas vibrações!!! 

Tita




Nenhum comentário:

Postar um comentário